TENSÕES COMERCIAIS IMPACTAM MERCADO DE LATÍCINIOS DOS EUA E PRESSIONAM PREÇOS
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 27/02/2025
A indústria de laticínios dos EUA é altamente dependente do comércio, com mais de 20% de seu suprimento total de leite vendido para outros países na forma de leite e produtos lácteos, especialmente leite em pó. Assim, até mesmo a ameaça de uma guerra comercial teve um efeito inibidor nos mercados de leite em pó desnatado seco e leite em pó desnatado, de acordo com Sarina Sharp, analista do Daily Dairy Report .
"Embora nenhuma nova tarifa sobre as exportações de laticínios dos EUA tenha sido implementada, o risco de uma guerra comercial já afetou a indústria de laticínios dos EUA”, disse Sharp.
O Dairy Market News reforçou essa avaliação quando relatou que até mesmo a possibilidade de tarifas fez com que os compradores domésticos de leite em pó desnatado recuassem. Os preços spot de leite em pó desnatado da CME fecharam em US$ 1,27/lb. na semana passada, o menor preço em seis meses, e os futuros de NDM estavam em seus níveis mais fracos desde o verão passado.
“Ao longo do último trimestre de 2024, os "touros berraram" nos mercados de leite em pó dos EUA. A baixa produção dos EUA e os estoques globais apertados impulsionaram os valores do leite em pó dos EUA”, disse Sharp. “Um declínio acentuado na produção de leite e leite em pó na China no segundo semestre do ano passado sugeriu a possibilidade de maiores importações chinesas e preços mais altos.” Os preços spot do leite em pó desnatado seco da CME de fato atingiram uma alta de dois anos em novembro.
Embora a perspectiva de oferta para leite em pó desnatado seco ainda permaneça otimista, a ameaça de tarifas despertou os pessimistas dos EUA. Do lado da oferta, os mesmos fatores que sufocaram a produção de pó dos EUA no ano passado — escassez de novilhas, gripe aviária e competição por leite de outros processadores de laticínios — continuarão a pesar na produção este ano, observou Sharp, acrescentando que a capacidade adicional de processamento de queijo pode arrastar a produção de pó dos EUA abaixo de sua mínima de 11 anos.
Do lado da demanda, o anúncio do governo Trump de tarifas de 25% sobre o Canadá e o México, que estavam programadas para começar em 4 de fevereiro, quase desencadeou uma guerra comercial depois que o Canadá e o México responderam se preparando para impor tarifas retaliatórias. Desde então, os Estados Unidos, o México e o Canadá concordaram com uma suspensão de tarifas de 30 dias até 4 de março.
Curiosamente, embora o México não tenha incluído a leite em pó desnatado seco em sua lista de alvos potenciais para tarifas retaliatórias, as tensões comerciais, no entanto, esfriaram o comércio de laticínios transfronteiriço, disse Sharp. O Dairy Market News descreveu recentemente a demanda mexicana por leite em pó dos EUA como "moderada", e os compradores expressaram preocupações sobre se comprometer a comprar leite em pó hoje, que pode enfrentar tarifas em um futuro próximo.
Ao mesmo tempo, os touros continuam principalmente no comando na Oceania. Os valores do leite em pó desnatado no leilão Global Dairy Trade (GDT) estão próximos das máximas de novembro, e as cooperativas de laticínios da Nova Zelândia têm aumentado as previsões para os preços pagos aos produtores. Apesar da recente recuperação nos preços, o Dairy Market News relatou um aumento nas consultas internacionais de SMP da Nova Zelândia, enquanto os comerciantes em todo o mundo esperam para ver o que acontece com as tarifas dos EUA.
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 27/02/2025
Pesquisa na internet: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/ate-mesmo-a-ameaca-de-tarifas-reduziu-os-mercados-de-laticinios-238156/