PARCERIAS ESTRATÉGICAS: A CHAVE PARA A COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

15/01/2025
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Fonte: MilkPoint

Data da publicação: 14/01/2025

 

 

 

Na busca incessante por competitividade, a indústria de laticínios tem adotado modelos de negócios inovadores. Entre eles, o co-packing destaca-se como uma estratégia que vai além da simples terceirização de produção, promovendo a troca de conhecimentos, melhoria de processos, inovação conjunta e otimização de recursos.

 

A UltraCheese é um exemplo de como as parcerias estratégicas podem fortalecer operações e trazer maior competitividade no mercado. A empresa tem investido em projetos de co-packing, colaborando com grandes players nacionais e internacionais. Uma dessas iniciativas é a parceria com a Saputo Inc., que está entre as dez maiores companhias de lácteos do mundo, líder em mercados como Canadá, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos e uma das principais processadoras de laticínios na Argentina.

 

Atualmente, o projeto com a Saputo é apenas uma das colaborações em andamento na empresa, que também trabalha com outras quatro marcas. Esses projetos representam cerca de 6% do faturamento total da empresa e vão muito além da simples fabricação, incluindo a troca de experiências e o desenvolvimento conjunto de soluções para processos e produtos.

 

Esse modelo também viabiliza que marcas sem infraestrutura específica para laticínios ingressem no mercado, explorando novas oportunidades nas gôndolas.

 

"A estratégia de co-packing permite o desenvolvimento colaborativo do setor lácteo, onde o reconhecimento das expertises e especialidades de cada player, possibilita oferecer aos consumidores produtos de qualidade excepcional, otimizar infraestrutura e conhecimento técnico, aumentar a eficiência produtiva e reduzir os custos de produção. Além disso, proporciona trocar experiências e compartilhar o que cada empresa oferece de melhor. As vantagens favorecem a evolução e crescimento de todo mercado", relata Edson Martins, CEO da UltraCheese.

 

O papel estratégico do co-packing

 

O co-packing oferece soluções vantajosas tanto para os fabricantes quanto para os parceiros. De acordo com Daniel Luiz Guzzon, Gerente Industrial da UltraCheese, “todo mundo ganha. O modelo permite que os parceiros aproveitem os equipamentos, infraestrutura, processos e a expertise de profissionais qualificados, para o desenvolvimento de produtos estratégicos com redução significativa dos custos, para os quais suas próprias unidades produtivas não estão preparadas ou atingiram sua capacidade máxima de produção. Ao mesmo tempo, proporciona a UltraCheese a otimização das linhas, contribuindo para diluição dos custos de produção e melhoria da eficiência produtiva."

 

O gerente industrial também explicou que cada projeto é customizado, podendo variar desde o desenvolvimento completo de produtos e embalagens pela empresa até parcerias em que os insumos são fornecidos integralmente pelos parceiros.

 

“Alguns parceiros fornecem todos os insumos, enquanto outros dependem integralmente do desenvolvimento de produto e embalagem pela nossa empresa. Vai muito do que se desenha nos cenários e o que é vantagem para um e para outro”, explica Daniel.

 

Essa flexibilidade também abrange formulações exclusivas e características sensoriais únicas, atendendo às demandas específicas de ambas as partes.

 

“Algumas fórmulas nossas são protegidas para garantir exclusividade, mas também atendemos necessidades dos parceiros, como por exemplo, intensidade de sabor ou coloração”, explica Guzzon. Apesar das vantagens, o mercado é altamente competitivo, especialmente em categorias como requeijão e queijo fatiado, em que novas marcas entram constantemente com o apoio do co-packing.

 

Para atender as demandas com excelência são realizadas auditorias em fábrica, promovidas tanto por diligências dos parceiros quanto de certificadoras terceirizadas. Além de receber as auditorias, a empresa está em processo de certificação FSSC 22000 e possui o programa de Gestão de Fornecedores, que consiste em um processo estruturado para avaliar, monitorar e desenvolver os fornecedores de matérias-primas, insumos e serviços essenciais para as operações, disponibilizando assim todos os protocolos e documentações necessárias para garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados.

 

Gestão de fornecedores como estratégia

 

Na empresa esse processo estruturado garante que todos os elos da cadeia de suprimentos estejam alinhados aos padrões de qualidade e às práticas de sustentabilidade da empresa.

 

Essa prática permite reduzir riscos, garantir a segurança alimentar e aumentar a eficiência de suas operações, ao mesmo tempo em que fortalece relacionamentos de longo prazo baseados em confiança e colaboração.

 

Para essa gestão a empresa utiliza o Projeto de Originação, um sistema digital que é alimentado pelos técnicos da companhia, monitorando critérios rigorosos, com padrões de qualidade e que se alinham às políticas de ESG da empresa. Isso inclui licenciamento ambiental, normas trabalhistas e diversidade.

 

Para garantir que essas práticas sejam seguidas, há um monitoramento contínuo do desempenho dos parceiros em áreas como bem-estar animal, uso sustentável do solo e cumprimento de normas regulatórias.

 

Sustentabilidade como diferencial competitivo

 

A competitividade no mercado atual exige também um compromisso genuíno com a sustentabilidade. O consumidor busca cada vez mais entender e conhecer as práticas sustentáveis empregadas pelas indústrias de alimentos.

 

A companhia também tem saído na frente nesse quesito e se destaca com práticas sustentáveis alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e governança). Entre as iniciativas, destacam-se:

 

  • Uso de energia renovável e redução no consumo de água. 
  • Logística reversa de embalagens
  • Destinação de resíduos para biodigestão, gerando biogás e energia renovável. 
  • Substituição de caldeiras a óleo por biomassa. 
  • Redução de plástico nas embalagens, evitando o uso de 25 toneladas anuais. 

A adesão ao Pacto Global da ONU e a certificação EcoVadis Bronze, que posiciona a UltraCheese entre os 16% mais bem avaliados globalmente no setor de laticínios, reforça a credibilidade junto a consumidores, clientes e investidores.

 

A combinação de parcerias estratégicas, práticas sustentáveis e uma visão de mercado voltada à inovação, auxilia a indústria de lácteos na adaptação aos desafios do setor. O co-packing e a parceria com fornecedores não apenas ampliam possibilidades de negócios, mas também promovem um futuro mais colaborativo para a indústria de laticínios.

 

 

Fonte: MilkPoint

Data da publicação: 14/01/2025

Pesquisa na internet: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/parcerias-estrategicas-a-chave-para-a-competitividade-na-industria-de-laticinios-237944/ 

 

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