LEITE LONGA VIDA ESTÁ ENTRE ITENS COM MAIOR DIFICULDADE DE REPOSIÇÃO NOS SUPERMERCADOS
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 05/05/2020
Em meados de março, o setor supermercadista foi surpreendido com a corrida de clientes às lojas, preocupados com eventual desabastecimento em razão do avanço da pandemia de Covid-19. Dificuldades de reposição em tempo suficiente eram naturais naquele momento. Quarenta dias depois, o varejo alimentar parece ter falhado nas tentativas de resolver definitivamente o problema.
É o que indica monitoramento da Neogrid, que acompanha diariamente o cenário da ruptura no varejo alimentar brasileiro, com base em dados de 20 mil lojas de todo o País. Atualização de ontem (04/05), mostra índice médio preocupante de falta de produtos: 12,1%. O cenário atual da ruptura é pior do que no momento de pico de vendas, quando atingiu 11,8% no dia 23 de março.
Álcool de limpeza e álcool em gel são os campeões de ruptura, com índices de 41,23% e 40,44%, respectivamente. Esses itens continuam com forte aumento de vendas (+76,8% e +233%), o que mostra continuidade da preocupação dos shoppers com limpeza doméstica e higienização das mãos.
Leite longa vida, mais uma vez, é líder em falta de estoque entre os alimentos: 20,32%, apesar de as vendas terem caído -1,7%. O produto tem sido alvo de queda de braço entre varejistas, fornecedores e produtores, em razão do aumento nos preços registrado em diversas regiões brasileiras.
Outras cinco categorias apresentam ruptura acima de 15%. São elas: toalha de papel, industrializado de carne, frango, fermento e sabão em pedra. Dessas, duas se destacam pelo avanço expressivo em vendas neste momento, de acordo com a Neogrid: fermento (+81%) e toalha de papel (+32,8%).
As informações são do SA Varejo.
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 05/05/2020
Pesquisa na internet: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/supermercados-nao-resolveram-problemas-de-ruptura-desde-inicio-da-pandemia-219313/