INDÚSTRIA DE LÁCTEOS CONTRIBUI PARA RECEITA E CRIAÇÃO DE EMPREGOS, DIZ RELATÓRIO DA GLOBO DAIRY PLATFORM
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 22/11/2024
À medida que a indústria de lácteos se desenvolve, há benefícios consideráveis para governos, comunidades, produtores e moradores em termos de receita e criação de empregos nesses países, segundo um relatório da Global Dairy Platform. O relatório sobre o desenvolvimento socioeconômico do setor de lácteos, foi divulgado em sua reunião geral anual em Paris, em parceria com a FAO das Nações Unidas.
Este é o mais recente de uma série baseada na ferramenta de Metodologia de Impacto dos Lácteos (DIM) e apresentou vários outros pontos interessantes que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Segundo o relatório, mais de 110 milhões de produtores em todo o mundo se beneficiam diretamente da produção de leite, com o setor criando empregos e oportunidades de negócios ao longo das cadeias de valor e fornecendo leite nutritivo e outros produtos lácteos para mais de seis bilhões de consumidores.
Primeiramente, à medida que as rendas nacionais aumentam, como indicado pelo PIB, os sistemas nacionais de produção leiteira mudam para um menor número de propriedades com rebanhos maiores e de vacas com maior produtividade. Com o aumento médio da produção de leite (indicativo do desenvolvimento do setor de laticínios), uma proporção menor da população vive em fazendas leiteiras, e os que vivem ganham mais com o empreendimento. Menos pessoas trabalham em fazendas e mais trabalham na indústria de processamento de laticínios, ambos com rendas mais altas. Mais leite é disponibilizado por pessoa, uma maior proporção da população consome leite e o preço de varejo cai, tanto em termos reais quanto em relação aos salários médios. Além disso, uma quantidade maior do leite produzido é canalizada para mercados formais, e a receita tributária potencial da produção e venda de leite e produtos lácteos aumenta, conclui o relatório. Laticínios
O resumo observa: “O relatório explora relações entre o desenvolvimento do setor de laticínios e vários indicadores sociais ligados ao leite e aos produtos lácteos provenientes dos bovinos. Indicadores em nível de país, que compreendem 97 variáveis estatísticas, foram coletados para 187 países e territórios em diferentes regiões do mundo, com representantes de economias de baixa, média-baixa, média-alta e alta renda. Em um estudo transversal com ano base de 2018, o desenvolvimento do setor de lácteos foi aproximado pela produção média de leite e foram selecionados indicadores que resumem aspectos da subsistência dos produtores de leite, emprego em plantas de processamento de leite, consumo de leite e produtos lácteos e benefícios para os governos.”
“Por meio desses benefícios, o setor de lácteos pode contribuir para alcançar os ODS com foco social: erradicação da pobreza (ODS1), fome zero (ODS2), boa saúde e bem-estar (ODS3), educação de qualidade (ODS4) e trabalho decente e crescimento econômico (ODS8). Durante o processo de transformação do setor de laticínios, muitos produtores migrarão para outros setores como empregados, mas para alguns essa transição pode ser um contraponto aos benefícios da transformação setorial que precisa ser gerenciada. Muitos empregos são criados ao longo da cadeia de valor dos laticínios, proporcionando crescentes oportunidades de emprego para a população.”
No entanto, houve advertências no relatório, que observou: “Se não forem tomados os devidos cuidados, a progressão observada dos sistemas leiteiros pode ser acompanhada por externalidades negativas que reduziriam os muitos benefícios sociais obtidos. Por exemplo, oportunidades alternativas de emprego devem ser criadas para aqueles que deixam o setor e cuidados devem ser tomados para evitar danos ambientais resultantes da concentração de produção. É necessário garantir que o desenvolvimento do setor de lácteos abranja todas as dimensões da sustentabilidade.” Para mais informações, visite o site.
As informações são do Dairy Industries International e Global Dairy Platform, traduzidas pela equipe MilkPoint.
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 22/11/2024
Pesquisa na internet: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/industria-de-lacteos-contribui-para-receita-e-criacao-de-empregos-237698/