ÍNDICE DE PREÇO ALIMENTOS DA FAO CAI PELO TERCEIRO MÊS CONSECUTIVO

08/05/2020
 |   

Fonte: MilkPoint

Data da publicação: 08/05/2020

 

 

 

O índice de preços dos alimentos da FAO, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para agricultura e alimentação, caiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu o menor valor desde janeiro de 2019. O indicador da FAO ficou em 165,5 pontos em abril, queda de 5,7 pontos (3,4%) na comparação com o mês anterior e de 5,2 pontos percentuais ante o mesmo mês de 2019.

 

O índice da FAO acompanha os valores de comércio internacional de uma cesta de produtos. Em meio à pandemia da covid019, a demanda por commodities diminuiu e problemas logísticos dificultaram a comercialização, alega a entidade.

 

Exceto o subíndice de cereais, que diminuiu apenas um pouco, todos os outros registraram quedas significativas na comparação mensal.

 

O indicador de açúcar apresentou a maior retração e atingiu o nível mais baixo em 13 anos, com 144 pontos. Essa pontuação representa uma queda de 14,3% (36,8 p.p.) em relação a março.

 

“O colapso dos preços internacionais do petróleo reduziu a demanda por cana-de-açúcar para produzir etanol, desviando a produção para a produção de açúcar e, portanto, expandindo as disponibilidades de exportação. Enquanto isso, medidas de confinamento em vários países geraram uma pressão descendente sobre a demanda”, declarou a FAO em relatório.

 

O índice de preços para óleos vegetais recuou 5,2% em abril, devido à queda nos valores de óleo de palma, soja e colza. A pontuação ficou em 131,8.

 

No caso dos lácteos, a queda foi de 3,6%, para 196,2 pontos, com os preços de manteiga e leite em pó registrando quedas de dois dígitos em meio ao aumento das disponibilidades de exportação, estoques crescentes, fraca demanda de importação e diminuição das vendas em restaurantes.

 

O indicador para carnes caiu 2,7% em abril ante março, para 168,8 pontos. “A recuperação parcial da demanda de importação da China foi insuficiente para equilibrar uma queda nas importações em outros lugares, enquanto os principais países produtores sofreram gargalos logísticos e uma forte queda na demanda do setor de serviços de alimentação fora de casa”, diz a FAO no texto.

 

O índice de preços dos cereais declinou apenas marginalmente, para 164 pontos, com os preços internacionais do trigo e arroz subindo significativamente, enquanto os do milho caíram acentuadamente.

 

As informações são do Valor Econômico.

 

 

Fonte: MilkPoint

Data da publicação: 08/05/2020

Pesquisa na internet: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/indice-de-preco-alimentos-da-fao-cai-pelo-terceiro-mes-consecutivo-219366/

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar