CUSTO DE PRODUÇÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA AUMENTA NOVAMENTE EM ABRIL
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 21/05/2020
O custo de produção da pecuária leiteira registrou novo aumento em abril. Na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), os desembolsos do produtor cresceram 0,36% frente a março. Com isso, o Custo Operacional Efetivo (COE) acumula alta de 3,55% em 2020. Suplementação mineral e concentrado foram os itens do COE que mais influenciaram a elevação dos custos.
Os insumos de suplementação mineral se valorizaram 2,19% em abril na “média Brasil”. Por conter matérias-primas importadas, os preços dos sais minerais tendem a acompanhar a movimentação do dólar, que, ao considerar as médias mensais, subiu mais de 8% frente ao Real em abril.
Outro grupo de insumos que favoreceu a alta dos custos foi o concentrado. Os preços das rações subiram 1,20% em abril na “média Brasil”, acumulando aumento de 7,65% em 2020. Vale lembrar que o concentrado é, em geral, o principal custo nas propriedades leiteiras, respondendo por 9% a 66% dos desembolsos; portanto, o produtor de leite deve planejar e gerenciar bem seus estoques para aproveitar oportunidades favoráveis de compra.
As informações são do Boletim do Leite, do Cepea.
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 21/05/2020
Pesquisa na internet: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/custo-de-producao-da-pecuaria-leiteira-aumenta-novamente-em-abril-219569/