CHINA: AUMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO LEITE
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 04/08/2020
A aceitação de leite e produtos lácteos na China disparou ao longo do ano passado, com 96% da população acreditando que o consumo de laticínios pode ajudar a a imunidade.
Essas descobertas foram anunciadas como parte do relatório Quociente de Leite da China, de 2020, lançado pela China Dairy Industry Association (CDIA), pelo Intercâmbio Internacional da China e pela Associação Promotora de Assistência Médica e Saúde (CPAM) e Friesland-Campina.
O Quociente do Leite é uma métrica que mede a receptividade, aceitação e conscientização do público chinês em relação ao leite e produtos lácteos, implicando em um potencial aumento correspondente na demanda. Foi realizado por meio de pesquisas realizadas em 27 cidades em todo o país.
O Quociente aumentou dois pontos, de 60,7 para 62,7, no relatório de 2020, um crescimento 20 vezes maior em relação ao ano anterior – em 2019, o crescimento foi de apenas 0,1 pontos, subindo para 60,7 em relação aos 60,6 de 2018 (quando foi introduzido pela primeira vez).
Especialistas acreditam que esse grande salto está vinculado a outra pesquisa, que concluiu que atualmente 96% da população chinesa acredita que os laticínios podem conferir benefícios à imunidade, principalmente por meio da proteína lactoferrina.
"O principal componente de fortalecimento imunológico é a lactoferrina, que é exclusiva dos laticínios e desempenha um papel importante para o sistema imunológico — uma visão que o público está gradualmente aceitando", disse o diretor executivo da CPAM, Chen Wei, em comunicado ao vivo.
“Verificou-se que os novos pais acreditam muito nisso, com 37% deste grupo reconhecendo seus benefícios. Durante a pandemia de Covid-19, sugere-se que os laticínios foram considerados uma necessidade alimentar. Todos os membros da família podem escolher diferentes tipos de produtos, como leite, iogurte ou queijo, dependendo das preferências individuais”.
Verificou-se que mais de 40% da população aumentou o consumo de laticínios durante a pandemia de Covid-19. Outras análises demográficas mostraram que mais de 41% dos adultos e mais de 50% das crianças aumentaram o consumo de laticínios e diversificaram os tipos de derivados consumidos durante esse período.
O governo chinês promove ativamente o consumo de laticínios e aconselha o público a aumentar a ingestão diária. As diretrizes oficiais de consumo publicadas pelas principais associações locais recomendam uma ingestão diária de 300g em diferentes formatos.
Mesmo aqueles com condições que impedem o consumo tradicional de laticínios foram aconselhados a tentar fazê-lo. "Os consumidores com intolerância à lactose podem optar por laticínios sem ou com baixo teor de lactose e devem evitar consumi-los com o estômago vazio", disseram as diretrizes. "Tente consumir leite e produtos lácteos em pequenas quantidades e várias vezes – isso permite que o intestino aceite gradualmente a lactose no leite e produtos lácteos e melhore a tolerância.”
Podem-se esperar novos aumentos, especialmente para as crianças, pois o vice-presidente executivo da CDIA e o secretário-geral Liu Meiju estão pressionando por mais educação sobre os benefícios dos laticínios, depois de destacarem que 22,6% dos pais ainda não estavam suplementando adequadamente as crianças de um ano de idade e 76,7% estavam enfrentando problemas com a alimentação exigente ou com outros problemas.
“A melhoria do Quociente do Leite este ano mostra o papel crucial da popularização da ciência sobre lácteos, portanto, devemos aproveitar a oportunidade para realizar 'educação alimentar' juntamente com a educação em saúde pós-pandemia e ajudar o público a aprender mais sobre os laticínios”, ela disse.
Modernização e localização
A localização da oferta e da participação de mercado tem sido uma área de foco muito importante da China nos últimos anos – por exemplo, o Plano Nacional de Desenvolvimento de Laticínios (2016-2020) do país enfatiza o aumento da participação de marcas locais no mercado doméstico em 80% e seu Ministério da Agricultura quer aumentar a produção local de laticínios em cerca de 50% até 2025.
Marcas locais como Yili e Mengniu fizeram grandes avanços na captura de participação de mercado local nos últimos anos, assumindo mais de 50% no leite e iogurte UHT – mas a produção local em geral ainda enfrenta desafios quando se trata de modernização, de acordo com análise da PricewaterhouseCoopers (PwC).
"Os custos de produção de leite cru da China são mais altos do que os de outros países com grandes setores modernos de produção leiteira", disse a consultoria, por meio de seu recente relatório sobre a modernização da indústria láctea da China. “Esse custo é devido principalmente aos preços mais altos de alimentos para animais, forragem e aumento das despesas com mão de obra. Em 2018, o leite cru na China custou 46% a mais do que na Nova Zelândia (sua maior fonte de importações de laticínios) e 53% a mais que a média global. ”
A China está tentando resolver esses problemas modernizando sua produção leiteira, com foco na mecanização, automação e tecnologia.
As informações são do Foodnavigator-asia.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Fonte: MilkPoint
Data da publicação: 04/03/2020
Pesquisa na internet: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/china-conscientizacao-sobre-beneficios-do-leite-220954/